A estudante de Colatina, Maria Eduarda Cosme Bongiovani, 18 anos, ficou em primeiro lugar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Sisu 2022. Com uma rotina de estudos intensa e praticamente dois anos seguidos de aulas remotas, ela obteve 848,82 pontos e alcançou também o topo do ranking para o curso de medicina.
A adolescente, que estudou o ensino médio em 2021, diz que havia prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) outras duas vezes, mas como treineira. A prova do ano foi a primeira que ela fez, “valendo”.
Embora tenha alcançado o primeiro lugar geral da Ufes, ela afirma que não pretende se matricular na federal capixaba. “Eu fui aprovada também na USP e na Unicamp. Vou me matricular na Unicamp”, afirma.
Maria Eduarda revelou que vinha se preparando muito para o exame, mas que a escolha para o curso de Medicina, só ocorreu no último ano. “Minha irmã é médica e é uma grande influência para mim. Mas acabei demorando um pouco para saber que queria Medicina”. diz
Com o objetivo em mente, Maria Eduarda, se empenhou nos estudos. Além das aulas regulares, das 7h às 13h, também empreendia uma maratona de estudos durante a tarde que somente terminava às 21 horas.
PANDEMIA.
Sempre gostei de estudar sozinha, então eu consegui focar muito mais, consegui me dedicar quase exclusivamente aos estudos. Acabei evoluindo muito. Mas ficar em casa isolada teve um impacto negativo também. Por que esse já é um período conturbado na vida (de Enem) e o isolamento dificulta bastante”. Finaliza.
Fonte: ES FALA: informação crédito A Gazeta.